Filme de Ken Loach discute a informalidade e precarização do trabalho

Em tempos de crise e desemprego muitas pessoas são obrigadas a entrar no mercado informal para ter alguma fonte de renda, o filme Você não estava aqui de Ken Loach (de Eu, Daniel Blake) fala sobre as contradições e dificuldades dessa forma de trabalho. 

O filme conta a história de uma família composta por Rick Turner (Kris Hitchen), Abbie Turner (Debbie Honeywood) e seus filhos Sebastian (Rhys Stone) e Liza (Katie Proctor) que estão enfrentando a crise de 2008. Para tentar contornar os problemas financeiros, Rick compra uma van e começa a trabalhar como autônomo fazendo entregas de encomendas, mas o excesso de trabalho e a rotina cansativa dos dois aguçam os problemas familiares e por conta disso a família é obrigada a se desdobrar para resolver os problemas que começam a surgir.

Tudo dentro do enredo é levado ao extremo. Temos a família enfrentando situações que explicitam da forma mais crua possível como o sistema pode ser cruel e desumano. O grande acerto desse filme é a discussão da precariedade das relações informais de trabalho na Inglaterra. Vemos em todos os momentos do filme como a falta de vínculos com o empregador corroem as relações pessoas de Rick com a sua família. Chegando em determinados momentos ao ponto de impossibilitar a conciliação da atividade do trabalho com a vida familiar. 

O longa se passa após os desdobramentos da crise de 2008 mas conversa muito bem com o que vivemos hoje em dia, principalmente no Brasil. Fica fácil de reconhecer as situações do filme no que observamos diariamente no nosso dia-dia e nas relações de trabalho que nos cercam.

Dentro de tudo isso o êxito do filme é conseguir trazer a discussão sobre as relações humanas. Faz com que ao assistir o filme olhamos para fora e observamos a realidade que nos cerca. Se você procura um filme para te trazer reflexões sobre o mundo que vivemos Você Não Estava Aqui é o filme certo para você. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *