Questões de Família

Questões de Família

Drama holandês é um filme sobre uma família superando a morte e reaprendendo a viver.


A morte é uma constante em nossas vidas, mesmo que buscamos a todo o custo escondê-la de nossas vistas em quartos de hospitais e asilos a morte sempre vai fazer parte de nossas vidas. O tema “morte” e o “morrer” já esteve presente em muitos filmes, e de diversas maneiras, em “Questões de Família” (April, May and June) aparece como um gatilho para a busca de uma vida melhor.

Ao descobrirem que a mãe tem um câncer pulmonar e que restam apenas poucas semanas de vida, as irmãs April, May e June voltam para a casa e se deparam com o problema de quem irá cuidar do irmão Jan que necessita de cuidados especiais quando a mãe não estiver mais presente, o que desencadeia a busca pelo pai de Jan. Todas as decisões são aceleradas pela mãe quando decide que não quer passar pelo tratamento e que vai tomar eutanásia no dia de seu aniversário.

O filme se utiliza de clichês na construção de personagem, todos os personagens ali são representações que já vimos em outros filmes, a filha que ficou na casa dos pais e se recusa a crescer tendo sempre atitudes infantis e inconsequentes, a filha que mora em outro país e que aos olhos de todos só está esperando tudo acabar para voltar a vida antiga, mas que na verdade está passando por diversas mudanças, e a filha que se casou e a única coisa que consegue fazer é lidar com os problemas da sua própria família. Mas, mesmo que tenha todas essas representações comuns nesse tipo de filme, ele ainda consegue dar um bom e coerente desenvolvimento para as personagens, terminando o filme com todas muito bem encaminhadas nas suas vidas particulares.

O tema da morte volta bem forte no final do filme, mas a direção consegue mesclar bem o tema pesado do fim da vida da mãe com a felicidade de recomeço da vida das filhas e do filho. Deixando a mensagem de que, mesmo que buscamos a todo custo fugir da morte ela uma hora ou outra vai chegar, mas isso é algo natural e todos a nossa volta devem e vão continuar vivendo suas vidas. 

“Questões de Família” é um bonito filme sobre a morte, o morrer, superação e continuidade da vida. É um filme sobre viver.

Euller Felix

Euller Felix

Cientista Social. Criador, editor e host do podcast Necronomiconversa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *