44ª Mostra de São Paulo – Nova Ordem

44ª Mostra de São Paulo – Nova Ordem

Nos últimos anos vimos diversos filmes que tratam de luta de classes e de uma revolta social, como “Parasita” de Bong Joon-ho, “Bacurau” de Kleber Mendonça Filho, “Clube dos Canibais” de Guto Parente entre outros. “Nova Ordem” têm como tema exatamente esses dois pontos e os leva até às últimas consequências. 

O longa se inicia com cenas de revolta da população e de um casamento de uma família rica, tudo ao mesmo tempo. Quando a festa é interrompida por insurreição armada dos manifestantes, uma onda de violência de classe se inicia e poucos sobrevivem. Marianne que casaria durante esta festa tinha acabado de sair de casa para tentar ajudar um antigo empregado da sua família e acaba sendo sequestrada pelos responsáveis pela revolta. 

Desde a cena inicial do filme o que vemos é a contradição e o abismo enorme entre uma classe e outra. Enquanto há pessoas se manifestando (e os motivos nunca são contados diretamente para a gente) há outras pessoas esbanjando e consumindo tudo do bom e do melhor, evidenciando a diferente entre as diferentes classes que estão em conflito.

Há também a demonstração de o quanto essa classe mais rica ignora e não liga para os problemas aos quais essas pessoas estão enfrentando. Durante a festa de casamento a família de Marianne recebe a visita de Rolando que foi até a casa onde trabalhou antigamente para pedir ajuda para conseguir o dinheiro necessário para que sua esposa fizesse uma cirurgia, mas desde que chegou lá foi tratado com desdém pelos antigos patrões que não ligaram para os seus problemas, com exceção de Marianne. 

A violência em “Nova Ordem” é levada até às últimas consequências, onde em cada momento parece que vai acontecer algo mais cruel do que a cena anterior. 

“Nova Ordem” só estará disponível na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo das 0h01 às 23h59 do dia 23 de Outubro de 2020.

Euller Felix

Euller Felix

Cientista Social. Criador, editor e host do podcast Necronomiconversa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *