Quem é a garota no doodle de hoje (e porque ela é importante para o cinema?)

Quem é a garota no doodle de hoje (e porque ela é importante para o cinema?)

Reading Time: 2 minutes

 

Quem acessou o Google no dia 16 de Janeiro deu de cara com a imagem do topo deste post: Uma garota em um vestido negro, enigmática, com uma rosa na mão.  Mas quem é ela? E porque céus o Cinetop está comentando um doodle?

 

Pois bem: Esta foi a homenagem do site de buscas à mexicana Katy Jurado, que faria 94 anos hoje. A atriz emblemática é uma das grandes estrelas do cinema latino e mundial, atuando no que foi chamada de Era de Ouro do Cinema mexicano. Foi ela uma das responsáveis pelas personagens que chamamos de femme fatale – mulheres lindas, vilanescas, traiçoeiras, que ludibriam os protagonistas.

Jurado tem lugar na história. Em 1955, tornou-se a primeira atriz latina a ser indicada ao Oscar, e a até hoje é uma das únicas mexicanas neste patamar na academia, abrindo portas para, muitos anos depois, Salma Hayek (2003) e Adriana Barraza (2006).

 

 

Depois de ganhar fama no México, a atriz ganhou notoriedade em Hollywood e atuou com grandes nomes como Anthony QuinnKirk Douglas, Tony Curtis e Marlon Brando.  Sem nunca abandonar o cinema de sua terra, atuou em mais de 60 filmes. Morreu em 2002, aos 78 anos, após trabalhar no último longa, Un Secreto de Esperanza

 

Katy Jurado é sempre lembrada por suas atuações em “Nosotros, los pobres” (1948)“High Noon” (no Brasil “Matar ou Morrer”), que lhe rendeu um Globo de Ouro em 1953, atuando ao lado de Grace Kelly.

https://youtu.be/r-kZ-wd6cyI

 

 

0 0 votes
Article Rating