“Nós” bate um recorde que perdurava a 10 anos

Terror que estreou este mês entrou para o Top-3 de filmes do gênero


Em 2009, “Avatar’ (aquele filme que a parte 2 nunca chega) conseguiu ser uma das maiores estréias registradas no cinema. De lá pra cá, o cinema ganhou uma horda de adaptações mil, mas pouquíssimas coisas 100% novas de verdade. Custou 10 anos, mas finalmente alguém conseguiu fazer uma novidade que se desse bem.

“Nós”, o novo filme de terror do americano Jordan Peele, estreou e fez bonito nas bilheterias. Superando as expectativas do próprio estúdio, a Universal, o longa conseguiu arrecadar US$ 77 milhões nos EUA em uma semana em cartaz, quase 4 vezes mais do que custou pra ser feito. No mundo, já somam 93 milhões. Isto faz do filme a melhor estréia de um filme original desde 2009.

Pra ter uma idéia melhor o que isso significa: faziam quase 10 anos que um filme que não fosse revivido ou trazido de outra mídia conseguia uma estréia tão boa. Em 2018, por exemplo, os 20 filmes de maior bilheteria são TODOS remakes, continuações, ou adaptações de livros/quadrinhos. Algumas animações até superaram “Nós” em dinheiro, mas focando em filmes com atores reais (“live-action”), ninguém não chegava tão bem desde “Avatar”, sendo totalmente original.

Além da façanha, “Nós” alcançou outro feito: O thriller agora está entre as três melhores estréias para um filme de terror nos Estados Unidos (e 5a no mundo). Só os remakes de “It-A Coisa” (2017) e “Halloween” (2018) tem bilheteria superior na América, e mesmo assim são remakes de clássicos de 1990 e 1978, respectivamente.

Top 5 bilheterias de Estréia (Terror / Mundo)

  1. It- A Coisa (2017): U$327 milhões
  2. Halloween (2018): U$159,3 milhões
  3. A Freira (2018): U$117,45 milhões
  4. Alien: Covenant (2016): U$74,26 milhões
  5. Nós (2019): U$77,075 milhões

Veja o trailer aqui

“Nós” (Us) é o segundo filme de Jordan Peele como diretor, que foi premiado por “Corra!”. O diretor praticamente começou uma categoria nova no cinema, o “terror social”, onde mistura o suspense com alguma reflexão do mundo atual.

Em “Nós”, uma família comum (com Lupita Nyong’O e Winston Duke, de “Pantera Negra”) estão em férias quando tem suas vidas aterrorizadas por contrapartes malignas deles mesmos. E isso é tudo que podemos falar sem dar spoiler.

“Nós” já está em cartaz pelo Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *