CineTOP Top’s: Os 10 melhores filmes de rock n’ roll


Em 13 de julho os roqueiros de todo o mundo comemoram o Dia Mundial do Rock. Obviamente que um estilo musical tão importante não poderia ficar de fora das telonas. Confira agora nesse CineTOP Top’s os 10 melhores filmes de rock! (os melhores na nossa humilde opinião, claro). E VIVA O ROCK \m/
.

1. QUASE FAMOSOS

Dirigido por Cameron Crowe, o filme mostra a história de um rapaz de 15 anos (William Mille) que consegue trabalho na revista Rolling Stone, e deve acompanhar a sua banda preferida, Stillwater, em sua primeira excursão pelos Estados Unidos. Estão no elenco Patrick Fugit, Billy Crudup, Kate Hudson e Frances McDormand. O longa conta de forma espetacular o cenário do rock dos anos 70, passando pelo álcool, drogas, groupies e brigas internas na banda, tendo em sua trilha nomes como The Who, Black Sabbath e Jethro Tull. A trilha da banda Stillwater foi composta por Nancy Wilson, ex guitarrista da banda Heart e esposa de Crowe. Uma das melhoras cenas do filme é a parte em que todos estão no ônibus e começam a cantar Tiny Dancer, do Elton John. É um filme que nenhum amante do bom rock n’ roll deve perder!
.

.

2. ESCOLA DE ROCK

Quem não gostaria de ter aulas de rock na escola? A história gira em torno de Dewey Finn (Jack Black), um cantor e guitarrista que é demitido da banda No Vacancy, e posteriormente se disfarça como professor substituto em uma escola super conceituada. Depois de testemunhar o talento musical de seus alunos, Dewey forma uma banda com as crianças da quinta série para vencer a próxima Batalha das Bandas e pagar o seu aluguel. Os atores mirins roubam a cena no filme, tocando pra valer os instrumentos. A trilha sonora não deixa a desejar, com músicas de Led Zeppelin, Cream, The Doors e Ramones. Filme pra roqueiros de todas as idades.
.

.

3. THE WALL

Pink Floyd: The Wall é um filme inspirado no álbum The Wall, da banda Pink Floyd. O roteiro foi escrito pelo vocalista e baixista da banda, Roger Waters, e possui poucos diálogos, sendo mais metafórico e movido pelas músicas de fundo sendo interpretadas e com sequências de animação. O protagonista do longa é o cantor Bob Geldolf, que interpreta o roqueiro Pink. Uma obra prima visual baseada em um dos melhores álbuns da história do rock. Imperdível!

.

.

4. CAZUZA

Interpretado de forma brilhante pelo ator Daniel de Oliveira, o filme conta a história do Cazuza, uma das maiores estrelas do rock brasileiro, desde o seu início de carreira em 1981 até a sua morte em 1990, devido a complicações causadas pela AIDS.  Baseado no livro “Cazuza, Só as Mães São Felizes”,  escrito pela mãe do cantor, Lucinha Araujo e pela jornalista Regina Echeverria, é daqueles filmes inesquecíveis que nunca cansamos de ver.

.

.

5. SINGLES

Mais um filme de Cameron Crowe na lista. Dessa vez, ele faz uma grande homenagem ao movimento grunge. O longa mostra a Seattle do início dos anos 90 e conta várias histórias paralelas sobre jovens no começo da vida adulta, que estão preocupados em se firmar em suas carreiras e, principalmente, em encontrar o amor. Estão no elenco Bridget Fonda, Matt Dillon, Campbell Scott Michael, Kyra Sedgwick e participação especial da banda Pearl Jam. A trilha sonora não deixa a desejar com o melhor do grunge na época: Alice in Chains, Soundgarden, Pearl Jam, Mudhoney e Screaming Trees. Tire sua camisa de flanela do armário e não deixe de assistir o filme.

.

.

6. THE DOORS

O filme mostra a vida de um dos mais controversos astros de rock da história, Jim Morrisson, e de sua banda The Doors. Foi dirigido por Oliver Stone e teve Val Kimer como Morrison, em um dos melhores trabalhos da carreira do ator. Val Kimer se entregava tanto ao personagem que dizem que ele continuava atuando mesmo depois das gravações. Também estão no elenco  Meg Ryan como Pamela Courson (companheira de Morrison), Kyle MacLachlan como Ray Manzarek, Frank Whaley como Robby Krieger, Kevin Dillon como John Desmore e Katheleen Quinlan como Patricia Kennealy. Quem assiste com certeza nunca esquece.

.

.

7. THE RUNAWAYS

O longa conta como a banda The Runaways foi formada. Em 1975, na cidade de Los Angeles. Joan Jett (Kristen Stewart) tinha o sonho de montar uma banda de rock, formada apenas por mulheres. Ela encontra apoio em Cherrie Currie (Dakota Fanning), que integra a banda, e no empresário Kim Fowley (Michael Shannon). Com ele as integrantes da banda The Runaways levam uma vida desajustada e, apesar de apresentarem um som cru, alcançam o sucesso graças ao talento de Joan e o visual sensual de Cherie. Apesar de ter tido uma crítica mediana, vale a pena conferir.

.

.

8.  QUANTO MAIS IDIOTA MELHOR

Talvez essa seja uma das comédias mais rock n’ roll do cinema.  Baseado em um quadro do programa Saturday Night Live e estrelado por Mike Myers e Dana Carvey, o longa é repleto do bom e velho rock, tendo a participação de lendas como Alice Cooper no primeiro filme e Aerosmith no segundo. E uma das melhores sequencias é o momento em que cantam Bohemian Rhapsody, do Queen, no carro. Imperdível!

.

.

9. DETROIT ROCK CITY

Aqui vemos 4 adolescentes fanáticos pela banda Kiss que enfrentam muita confusão pra conseguirem ver o show da banda. Além de estar recheado de clássicos da banda ainda possui em sua trilha músicas de Thin Lizzy, Van Halen, AC/DC e The Runaways. Um prato cheio pra quem curte comédias e rock n’ roll.

.

.

10. A HARD DAY’S NIGHT

Realizado pelos Beatles em 1964 para divulgar o álbum de mesmo nome, o filme tenta capturar o espírito alegre e a histeria causada pela Beatlemania. O longa começa em uma viagem de trem e termina em um show especialmente feito para a televisão. Os Beatles tocam algumas de suas canções durante o filme que foram lançadas no álbum. A produção é considerado uma espécie de semi-documentário sobre o auge da beatlemania.

.

.

Claro que ficou muita coisa de fora, então nos conte qual o melhor filme de rock na sua opinião. Deixe seu comentário! 😀

Comente!