CineTOP Top’s: Filmes com crianças


Traga sua pipoca, seu lencinho e sua recordação da sessão da tarde

.

Nós assistimos muitos filmes quando crianças. De todos os gostos (tá, essa geração novinha não verá de tudo porque o politicamente incorreto não vai deixar :p ), mas vimos muito, muitos filmes que nos marcaram.

Mas, quais são os filmes que tem CRIANÇAS no foco da ação que curtimos? Essa nossa lista traz alguns dos mais icônicos e lembrados por aí, quando se fala de filmes com pequenos no papel principal:

 

esqueceram-de-mim1.  Esqueceram de mim (Home Alone) – 1990

O filme que levou Macaulay Culkin ao estrelato é um dos preferidos de uma imensa massa de pessoas. Culkin interpreta Kevin, um menino que fica sozinho em casa enquanto sua família (alucinada) viaja e o deixa em casa, enquanto dois ladrões (Joe Pesci e Daniel Stern ) tentam invadir a residência.
Divertido e com aquele quê de espírito natalino, o filme nunca envelhece. (Macaulay sim, mas o filme não).

 

 

 

.

 

goonies2. Os Goonies (The Goonies) – 1985

A aventura está lá fora! Cinco crianças numa caça ao Tesouro. ‘Os Goonies’ é simples assim. Com dedo de Steven Spielberg na produção, o filme apresentou o monstrengo Sloth e fazia referências à vários outros clássicos, inclusive Superman de 1978, conduzido pelo mesmo diretor que deste: Richard Donner.

 

 

 

 

 

karatekid3. Karate Kidd – 1984 / 2010

Tanto faz se você prefere Daniel San ou Xiao Dre, se Jackie Chan ou Pat Morita é seu mestre preferido. Todos os filmes tratam de crescimento, aprendizado, bullyng, amor, amizade… essas coisas que vamos descobrindo enquanto crescemos. Inclusive, com umas brigas na rua 🙂

Nota mental: Se você não repetiu a cena abaixo, com certeza seus pais o fizeram 😀

 

 

 

 

.

 

21010605_201306060003348244.  A.I.: Inteligência artificial (A.I.) – 2001

Um andróide que queria se tornar um menino de verdade. Haley Joel Smith (que eternizou a frase ‘Eu vejo gente morta’ em “O Sexto Sentido”) veio às pessoas num sci-fi que consegue ser ao mesmo tempo hipnótico e perturbador, com a ânsia do robô querendo se tornar real. O filme de 2001 é de Steven Spielberg, num trabalho que teve dedos do mestre Stanley Kubrick (“O iluminado”, “Laranja mecânica”): O filme era um projeto dos dois, mas infelizmente Kubrick morreu antes.

 

 

 

 

202872555. Os Batutinhas (Little Rascals) – 1994

Clássico dos anos 90. Batatinha, Alfafa, Darla… os personagens são lembrados até hoje.

“Os Batutinhas” voltou a ser notícia este ano, quando o elenco original se reuniu para recriar algumas das cenas do filme, durante as comemoraçlões de 20 anos de lançamento do longa.

 

 

 

.

.

 

0fcedd6cd0ff6feacf207661ad5c7cbc_jpg_290x478_upscale_q90

6. Meu Primeiro Amor (My Girl) – 1991

Macaulay Culkin novamente, em um clássico da sessão da tarde. Ele e Anna Chlumsky (que de grande destaque só fez este filme mesmo) mostram a descoberta da paixão. O filme tem uma tradução horrível no Brasil:  Parecia ser uma boa idéia chamar o filme assim, só que logo após veio o segundo filme (“My Girl 2”) e… bem: “Meu segundo amor” não ia pegar bem, né? 😀

 

 

 

 

 

 

204053107. Indomável Sonhadora (Beasts of the Southern Wild) – 2012

Emocionante, tocante… difícil procurar predicados para “Indomável Sonhadora”. A pequena Quvenzhané Wallis levou muita gente às lágrimas nesse filme no papel de Hushpuppy, uma menina que vive em condições precárias às margens de um rio e precisa lidar com a vida na comunidade enquanto seu pai está muito doente. Após uma inundação na vila, Hushpuppy é obriganda a morar num barco.
O longa não levou o Oscar de 2012, mas Wallis entrou para a história mesmo assim como a atriz mais jovem a ser indicada ao prêmio máximo do cinema. Ela também está com um filme com Jammie Fox.

 

 

 

 

 

pequena-miss-sunshine8. A Pequena miss sunshine (Little Miss Sunshine) – 2006

Engraçado e terno, “A pequena miss sunshine” trouxe Abigail Breslin às telas. Nele, Olive  sai com toda a família (maluca?) na Kombi dos parentes rumo ao concurso “Pequena miss Sunshine”, na Califórnia. A família correndo em uma van e o concurso que a pequena Olive é levada são coisas que fazem o filme ser singelo e muito bem quisto. Não à toa, o filme foi premiado em Sundance e levou duas estatuetas do Oscar para casa.

 

 

 

 

 

E.T. O EXTRATERRESTRE9. ET – O Extraterrestre (E.T. – The Extraterrestial) – 1984

Quem melhor que um grupo de crianças pra encontrar um ser de outro planeta e fazer um contato amigo na Terra? Steven Spielberg acertou em cheio quando produziu “E.T. – O Extraterrestre ” em 1982. O filme do cativante alienígena que se perde dos seus pais e convive com as crianças -entre elas, uma pequena Drew Barrymorre (‘As Panteras’) faz muito marmanjo parar vidrado em frente à TV assistindo o ET, seu telefone e sua casa. 🙂

 

 

 

 

 

 

19872700

 

10. O Profissional (León) – 1994

O mais tenso dessa lista, por não ser tão cômico e ser mais ação. Filme referência quando se fala de Luc Besson (diretor de ‘Lucy’, com Scarlett Johansson), que adora personagens femininos. Neste, a jovem Mathilda é uma pré-adolescente que têm seus pais problemáticos mortos por um policial não menos insano, que passa a conviver com León (Jean Renó), um assassino profissional. O filme marca a estréia de Natalie Portman (‘Thor’) no cinema, na época com doze anos, com um filme que faz o diretor francês ser questionado até hoje se continuará um dia.

 

 

 

Menções Honrosas

 

 

E vocês? Quais seus filmes preferidos com crianças? Mande para nós!

Ah, e feliz mês das crianças 😀

Comente!