CineTOP Top’s : 10 Temas de filmes inesquecíveis 1


Quando agradam os olhos e os ouvidos, nós encontramos um casamento perfeito

Existem filmes ilustres e existem também temas ilustres. A indústria do entreternimento tem algumas das canções mais belas já compostas, e muitas vezes de forma especial para certos filmes. Elas entram em nossa mente, passam a mensagem que deveriam passar… e ficam rodeando nosso cérebro, fazendo muitas vezes sermos marcados pelo que elas representam.

Aqui nós mostramos alguns dos nossos temas de filmes preferidos – e porque eles são importantes para suas obras e para nosso gosto por cinema.

1. O Poderoso Chefão  The Godfather
(Speak Softly Love – Nino Rota)

Não tem jeito. Pode parecer clichê, pode parecer saudosismo, pode parecer qualquer coisa. Não existe trilha mais marcante na história do cinema do que a composta por Nino Rota para “O Poderoso Chefão”. O tema é marcante ao extremo, e reverenciado por gerações (algumas até que nem assistiram o filme).

Coisa menos conhecida, o nome da canção composta para o filme de Don Corleone chama-se “Speak Softly Love” … e tem uma letra!

 

2. Três Homens em ConflitoThe Good, the Bad, the Ugly
(Il buono, Il Malo, Il cativo – Ennio Morricone)

Há de se reverenciar quando o tema vira sinônimo do próprio gênero de filmes. Composta em 1969 para o faroeste de Sergio Leone, a canção atravessou gerações – e gêneros: Os Ramones tocavam em seus últimos shows a canção originada para o cavaleiro sem nome de Clint Eastwood .

 

 

3. Star Wars
(Imperial March – John Williams)

John Williams é compositor de vários temas marcantes da história do cinema, mas talvez os mais-mais deles sejam os de Star Wars. E não somente o tema de abertura – mas também a Marcha Imperial – tema de Darth Vader, que só apareceu no segundo filme da franquia, “O Império Contra-Ataca” (1980). Não há como não pensar sobre de qual lado da força se está ao ouvir o tema do vilão.

 

4. 007
(Dr No – Monty Norman)

James Bond tem 24 filmes lançados, foi interpretado oficialmente por seis atores diferentes, já teve dezenas de mulheres lindas… E desde o primeiro filme, só possui uma música que todos lembram sempre do agente secreto: A que foi apresentada no primeiro filme, há mais de cinquenta anos em 007 contra o satânico dr. No. Ironicamente, em uma playlist que inclui Madonna, Tina Turner, Paul McCartney e outros grandes nomes, a canção mais icônica é instrumental.

 

5. Rocky III: O Desafio Supremo
(Eye of Tiger – Survivor)

Todo menino já pensou em briga ao som de “Eye of Tiger”, dos roqueiros do Survivor. Você pensa em boxe ao ouví-la. Então, nada mais digno que colocá-la entre os temas imortais.
A banda foi bancada pelo próprio Silvester Stallone, e chegou a concorrer ao Oscar de Melhor Canção de 1983. Com o sucesso, a banda gravou também o tema de Rocky IV, “Burning Heart”… mas continuou tendo o tema de Rocky III como sua obra-prima.

 

6. De volta Para o FuturoBack From The Future
(Back from the Future – Alan Silvestri and The Outatime Orchestra)

Existem canções que marcam a um momento ou a abertura de um filme, e outras que marcam personagens dele. Mas a particularidade do tema de “De volta pro futuro” é ser uma das poucas (nessa lista, a única) que está presente em TODO o filme! A ópera acompanha todo o enredo com Marty e Doc. Brown: É empolgante quando o filme entra em momentos de ação, e reveladora em conjunto com as descobertas do filme. Precisava estar nesta lista.

 

7. Psicose
(The Murder – Bernard Hermann’s)

E pensar que Alfred Hitchcock não queria música durante a cena icônica… Foi a esposa do diretor, Alma, que o convenceu que era preciso algo forte para o momento… e assim a composição de Bernard Hermann foi para aquela cena. O trecho mais conhecido é uma parte do tema completo, que rodeia o filme: Ouviu do nada, assustou. Até hoje.

 

8. 2001: Uma Odisséia no espaço
(Also Sprach Zarathustra – Richard Strauss)

Muita gente que só conhece o tema por causa do filme, mas ela é uma ópera de Strauss, composta em 1896. (O nome  da peça é “Also Sprach Zarathustra“). Mas a maneira como foi implantada no filme encanta tanto quanto a visão do espaço que se tem nele. E lá se vão mais de cinquenta anos que o filme foi apresentado.

 

9. O Rei Leão – The Lion King
(Circle of Life – Elton John).

Quando o assunto é música, a Disney é um caso à parte em seus longas. O que ela fez em ‘O Rei Leão’ foi qualquer coisa de sensacional: O filme já começa com um tema em língua africana, que se transforma em uma introdução à toda filosofia do filme: O ciclo da vida. Quem assina o tema original é Elton John e Tim Rice – No Brasil virou “Ciclo sem Fim”, na voz da atriz Zezé Mota.
Uma curiosidade: Você sabe o que é dito daquela abertura? Nants ingonyama bagithi Baba Sithi uhm ingonyama  significa “Aí vem um leão, meu pai: Sim, é um leão”.

 

10. Missão: Impossível Mission:Impossible

(Lalo Schifrin)

Tom Cruise ganha vários concorrentes quando é tocado o tema do filme de ação – que (pasme!) foi composta em 1966 por Lalo Schifrim, para o (pasme, de novo) FILME ORIGINAL. – Tente fazer qualquer coisa (qualquer coisa) ao som do tema de “Missão Impossível”: você acredita que está mais expert em uma coisa do que o convencional. Por ser tão empolgante e marcar o filme tanto quanto o próprio filme, está aqui.

 

Menções Honrosas:

 

Qual seu tema preferido? O que estaria no seu top 10? Conte pra gente (Essa lista continua…. )


Comente!

One thought on “CineTOP Top’s : 10 Temas de filmes inesquecíveis