Há 30 anos, conhecíamos ‘Os Goonies’


osgoonies

Foi num mês de Junho que um dos filmes mais adorados dos anos 80 estreava nos cinemas pelo mundo: Os Goonies. O clássico de aventura de muitos mancebos por aí (e depois clássico das tardes de uma geração), o filme atravessou a barreira dos 30 anos em 2015.

A história simples e cativante envolvia o grupo de amigos que saía à procura do tesouro do pirata Willy Caolho, que os ajudaria a manter suas casas ameaçadas de demolição. Entre armadilhas, monstros (tá, nem tão assustador assim) e um grupo de vilões atrapalhados, as crianças se meteram em “altas aventuras”, no melhor estilo Sessão da Tarde.

A equipe por trás do filme foi estrelar: produção de Steven Spielberg, direção de Richard Donner (do também clássico Máquina Mortífera) e roteirizado por Chris Columbus (que também veio a trabalhar em outra maravilha oitentista, “Gremlins”).

 

Leia depois:

 

Antes e depois dos atores. Alguns seguiram na carreira, outros até já partiram desta vida, veja alguns dos atores abaixo:

Anne Ramsey (Mamma Fratelli)

A chefe da gangue, Mamma Fratelli foi uma das últimas atuações de Anne Ramsey em filmes. A atriz morreu em 1988, mas antes nos presenteou com outra atuação em Os Fantasmas contra-atacam”, com Bill Murray.

anneramsey

 

Corey Feldman (Bocão)

Corey Feldman quase perdeu o papel para Corey Haim (o Sam de “Garotos Perdidos”). Depois do filme, participou de outras produções, como em “Conta Comigo” (1986), mas sem a mesma repercussão de “Os Goonies”.

coreyfeldman

 

Jeff Cohen (Gordo)

Após dedicar-se ao filme, Jeff Cohen desistiu da carreira de ator. Hoje é advogado renomado nos Estados Unidos.

jeffcohen

 

Johnathan Ke Quan (Dado)

O atrapalhado inventor foi o segundo papel de destaque de Ke Quan, que também foi o garoto do filme “Indiana Jones e o Templo da Perdição”. Mas as atuações abriram espaço também para um trabalho por trás das câmeras. Formado em artes marciais, ele auxiliou nas coreografias de luta em X-Men (2000).

JonathanKeQuan

 

Joe Pantoliano (Francis Fratelli)

Um dos irmãos da gangue Fratelli, Joe Pantoliano continua na carreira, sendo premiado em 2003 com um Emmy por sua atuação como Ralph Cifaretto na série “Os Sopranos”, e atualmente está no elenco de “Sense 8”, dos Irmãos Watchowski.

Nos cinemas, atuou em Matrix (1999) e Memento (2000).

joepantoliano

 

Josh Brolin (Brand)

O irmão mais velho continua na ativa… e mandando muito bem! Participando de filmes como “Onde os Fracos Não tem Vez” (2007), “W.” (2008) e “Milk – A Voz da Igualdade” (2008), que inclusive lhe rendeu uma indicação ao Oscar.

A voz do vilão interestelar Thanos, do universo da Marvel, também é dele.

joshbrolin

 

Martha Plimpton (Stef)

Uma das meninas da turma, Martha Plimpton continua atuando em séries como “Fringe” e “Como Vencer na América”.

marthaplimpton

Sean Astin (Mikey).

Você conhece este rosto…e  continua conhecendo hoje! Sean Astin interpretou Mikey em “Os Goonies”, continuou com dublagens e mais recentemente, fez o protetor do anel do Frodo Sam de “O Senhor dos Anéis”.

seanaustin

Curiosidades

  • A embarcação de Willy Caolho ainda existe! Bem, não exatamente. Algumas peças usadas para a construção do barco foram levadas pra  … Piratas do Caribe! Não o filme, mas o brinquedo na Disney.
  • Não à toa  temos uma cena com Sloth posando com uma camisa com o símbolo do Superman. Richard Donner foi o diretor responsável por “Superman” e “Superman II – A Aventura Continua” com Christoper Reeve.
  • Curiosamente, o “monstro” Sloth era interpretado por John Matuszack, ex-jogador de futebol americano que era considerado um símbolo sexual (!!!)
  • Jeff Cohen pegou catapora logo após ser escolhido para o papel do Gordo. Ele nem ligou: foi para o set de qualquer jeito e continuou filmando, e nos rendeu o cômico personagem. Na foto do garoto levantando a camisa, podemos ver pintas da catapora nele.
  • Na cena onde os garotos assistem ao clipe de Cindy Lauper, eles NÃO estavam assistindo ao clipe: Goonies ‘R’ Good Enough, tema do filme, só ficou pronta seis meses depois da gravação da cena.

Existem planos de um novo filme do grupo, seguindo a onda de remakes que invadiu Hollywood; mas com uma história tão simples e ao mesmo tempo tão bem realizada, e com personagens que ficaram icônicos às suas maneiras, nós recomendamos mesmo é que cada leitor assita o original 🙂

 

,

Deixe uma resposta